PLANÍCIE

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

INTERACÇÕES WAPPP(!)









RETORNO À INOCÊNCIA-WAPPP!(?) 

 

 



INTERACÇÕES

TERÇA-FEIRA DIA 6 DE FEVEREIRO
QUARTA-FEIRA DIA 7 DE FEVEREIRO
2018

CORPO ABSTRACÇÃO E LINGUAGEM 

ARTE PORTUGUESA APÓS ANOS 60

CCC DE CASTELO BRANCO
...
2 PERFORMANCE(S)-WAPPP(!)- E TU ÉS UMA INSPIRAÇÃO M. MANSON!
...
TU FOSTE UMA INSPIRAÇÃO MARYLIN MANSON! 

A BOLHA 
...MAS PRINCIPESCAMENTE IMAGENS (!!)  REVELADORAS DE EMOÇÕES E DO SENTIDO -LIBERDADE

14.43 MINUTOS

VIAGEM 1

DOU INÍCIO AO TOQUE MACIO SOBRE UM TECLADO A PRECISAR DE LIMPEZA.
ESTE SERÁ UM ARTIGO, CONSTRUÍDO COM MUITOS MOMENTOS. COMO UMA BOLHA, UM "CADAVRE EXQUIS", SEM LAMENTOS E COM LAMENTOS ('!?). PEQUENAS DORES, ANUNCIAÇÕES,, GRITINHOS DE ESPANTO -MIL (K) OISAS CONSTRUÍDO. ORGANIZADO COM PEDAÇOS, INDECISÕES, ROTUNDAS, CURVAS À ESQUERDA-  DIREITA! SENTIDO PROIBIDO.
ATRÁS OBRIGATÓRIO.

 NA VIAGEM
 
ESCOLHO PARA JOGAR NÃO O ÀS MAS O CADAVRE EXQUIS. COMO UM LOBO ATENTO, NADA ME ESCAPA...POR VEZES CHOCAM-SE AS IDEIAS NUM VAI-VÊM

FICO-ME PELOS RETALHOS DO CADAVRE-EXQUIS.
NÃO, NÃO É “CARNAVAL”, SÓ NOS CALENDÁRIOS INVENTADOS PELO HOMEM. 
JÁ AGORA, ALGUÉM SABE AS ORIGENS DO CARNAVAL (?!)
(ESPERA CADAVRE-EXQUIS, SÓ UM MOMENTO) 

 O Carnaval é originário da Roma Antiga e, incorporado pelas tradições do cristianismo, passou a marcar um período de festividades que aconteciam entre o Dia de Reis e a quarta-feira anterior à Quaresma. Em Roma, a Saturnália seria a festa equivalente ao carnaval. Nela um “carro naval” percorria as ruas da cidade enquanto pessoas vestidas com máscaras realizavam jogos e brincadeiras.
Segundo outra corrente, o termo “carnaval” significa o “adeus à carne” ou “a carne nada vale” e, por isso mesmo, traz em sua significação a celebração dos prazeres terrenos. Em outras pesquisas, alguns especialistas tentam relacionar as festas carnavalescas com os rituais de adoração aos deuses egípcios Ísis e Osíris.
 Tinha um significado ligado à liberdade



 LÁ VAI ENTÃO O CADAVRE EXQUIS (VAMOS LÁ  PROCURANDO O CONCEITO- CADAVRE EXQUIS (?!?)
ESTÁ TUDO NA INTERNET, MAS É BOM QUE SE LEIA E SE FAÇA UMA REFLEXÃO, PARA A COISA FICAR ARRUMADINHA A UM CANTINHO DO SÓTÃO DO IMAGINÁRIO, PODERÁ SER NECESSÁRIA ALGUMA VEZ, LÁ MAIS PARA A FRENTE.


 Isso é um jogo chamado “cadavre exquis”, às vezes traduzido por “cadáver esquisito”, mas na verdade significa mais “cadáver divino/de bom gosto/requintado”. É uma criação coletiva inventada nos anos 1920 pelos surrealistas em Paris. Seu nome vem do resultado do primeiro jogo: “Le cadavre – exquis – boira – le vin – nouveau” (“O cadáver – requintado – beberá – o vinho – novo”).
Escrever o início de uma frase ou desenhar a parte de cima de um desenho, dobrar o papel para esconder o que você acabou de criar e passá-lo para seu vizinho. Este seguirá exactamente o mesmo procedimento para o meio da frase, o corpo da criatura ou qualquer outro tipo de composição, ignorando completamente o que a primeira pessoa colocou no papel, esconderá na sua vez e o passará para frente. Quando o papel estiver devidamente preenchido, virá o momento de descobrir o que cada um acrescentou, imaginou. O resultado será uma composição colectiva misturando vários imaginários pessoais em um todo surrealista.
...






AGARRO-ME A UMA (K)OISA LEVADA DA BRECA, SEM LIMITES,ENQUANTO O ÂNIMO ME AQUECE, -COMO INTRODUÇÃO , MESMO SENDO ENTRUDO NINGUÉM ANDOU A "BRINCAR AO CARNAVAL". O ASSUNTO FOI SÉRIO, TÃO SÉRIO, QUE NA VIAGEM DE REGRESSO SENTI AQUELA "COMICHÃO" DE CONSTRUÇÃO-QUANDO A SINTO É PORQUE ACONTECEU ALGO DE IMPORTANTE, MARCANTE.
UMA COMICHÃO NA MENTE,,, , DÁ PARA RIR GARGALHADAS DE ORGULHO. CARPIR A TRISTEZA,,, PORQUE ACABOU. A MAGIA, O CIRCO DAS CORES E DOS SORRISOS. ENTUSIASMANTE.  CARPIR-ME!! SEM DEPRESSÃO À MISTURA, DOENÇA DOS TEMPOS MODERNOS.
LOUCOS UM POUCO E DESTEMIDOS (BASTANTE) SEMPRE QUE CAEM AS DITAS CUJAS SALGADAS É PORQUE ALGO DE MUITO IMPORTANTE OU DE HORRIVELMENTE MAU, ACONTECEU. INVARIAVELMENTE QUANDO CHEIRA A ESTURRO, VISA A INCOMPREENSÃO E CRUELDADE DOS SEMELHANTES. 
 CARPIR FAZ BEM, DE UMA MANEIRA OU DE OUTRA, LIBERTA O VULCÃO.
 TAMBÉM GOSTO DE GENTE A RIR, AOS GRITOS E COM IDEIAS POSITIVAS, QUEM NÃO GOSTA...DE OS VER AOS PULOS (?!?)
MAS SUPONHAMOS: -  SE NOS APARECE UMA LOIRA PATINADA TIPO CRISTINA FERREIRA COM AQUELES GRITOS DE PARTIR CRISTAIS, GRITOS DE CANA RACHADA, ALGUÉM A QUER LEVAR PARA CASA ???... EU NÃO!

PONTO 1 - NÃO É DE NORMALIDADE NEM DEPRESSÃO QUE TRATA ESTE MOVIMENTO CULTURAL. ( ELA, NÃO EXISTE NEM NUNCA EXISTIU NA PLANIFICAÇÃO DE UMA ACTIVIDADE COM ESTAS CARACTERÍSTICAS). 
FOMENTA-SE ENERGIA E DIVERSIDADE, COM JOVENS A RESSUSCITAREM DE OPORTUNIDADES PARA MOSTRAREM TUDO O QUE TÊM DENTRO DE SI ).
ONTEM E HOJE, SAÍMOS DA CAIXA COM O INTUÍDO DE TRABALHARMOS IMENSO, AQUELE (TRABALHO) QUE FICA MARCADO NO ÍNTIMO, TRABALHO INTELIGENTE, REFLEXIVO INTENCIONAL. IRÃO COM TODA A CERTEZA, APARECER MUITAS FOTOGRAFIAS QUE COM O PASSAR DOS DIAS FICARÃO ESQUECIDAS NAS MEMÓRIAS DOS COMPUTADORES, PASTAS A JUNTAR A OUTRAS PASTAS. ATÉ AO DIA DE SEREM APAGADAS, PARA LIBERTAR ESPAÇO NO DISCO. 

NO ARQUIVO DOS SENSÍVEIS A EXPERIÊNCIA TORNAR-SE- À MAIS CLARA E FORTE COM O ANDAR DOS DIAS.




COMO UMA BOLHA!
-O QUE É A ESCOLA (??!)


FOI UM LUGAR DE SONHO-AINDA ME RECORDO ADOLESCENTE. PASSAVA TODOS OS DIAS a caminho das aulas, EM FRENTE AO QUARTEL DE CAVALARIA 3 (ESTREMOZ), E DESEJAVA QUE A MINHA ESCOLA, FOSSE TÃO LIMPA COMO AQUELAS INSTALAÇÕES. AMBICIONAVA AINDA MAIS LIMPEZA DO QUE AQUELA QUE ESTAVA NORMALIZADA NAS ESCOLAS da  VELHA SENHORA. BRILHAVAM DE ORGANIZAÇÃO E RESPEITO PELOS ESPAÇOS E PELO EQUIPAMENTO.




 COMO UMA BOLHA, QUE REBENTA AO PRIMEIRO TOQUE SUAVE DA BRISA, SÃO ASSIM OS ACONTECIMENTOS, COMO OS DE HOJE.
...
O PROFESSOR DEIXOU BEM CLARO OS OBJECTIVOS DAS PERFORMANCES...

-O QUE É UMA PERFORMANCE?
-TÁ NA NET!..
MAS EU EXPLICO...OBJECTIVOS

 


 A palavra performance vem do verbo em inglês "to perform" que significa realizar, completar, executar ou efectivar. Em muitas ocasiões é usada no contexto de exibições em público, ou quando alguém desempenha algum papel no âmbito artístico, como um actor, por exemplo. 

Performance arte

A performance arte (também conhecida como performance artística) surgiu por volta da década de 1960 e consiste numa forma de expressão artística que pode incluir várias disciplinas diferentes como a música, poesia, vídeo ou teatro. Este tipo de evento poderia ser improvisado pelos artistas, e podia ter ou não um público.

 OBJECTIVOS
"DITADOS" PELO DOG -TEACHER- MMANSON


OBJECTIVOS DA ACTIVIDADE



. FAZERMOS MAIS UMA VEZ A DIFERENÇA NO ESPAÇO AULA-ESCOLA

. INTERVENÇÃO NO ESPAÇO PÚBLICO.

. FRUIÇÃO DA OPORTUNIDADE DE RELACIONAMENTO NUM ESPAÇO MUSEOLÓGICO COM AS OBRAS EXPOSTAS, DE UMA FORMA CRIATIVA, DINÂMICA E ORIGINAL.

. PERSONIFICAR UMA ESCULTURA VIVA (PERFORMANCE” NUMA EXPOSIÇÃO COM OBRAS CONTEMPORÂNEAS DE GRANDE VALOR.

. CRIARMOS UMA PERSONAGEM NA “HOMOGENEIDADE” DO GRUPO TURMA-DESTA VEZ TRATAMOS DE HARMONIA TEMÁTICA COM MÚLTIPLOS CAMINHOS

. FACE-PAINTING-TRANSFORMISMO.

. INTERACÇÃO (COMUNICAÇÃO) COM UMA OBRA ESCOLHIDA.

. APRENDIZAGEM E PRÁTICA DOS CORTES E ENQUADRAMENTOS DA FOTOGRAFIA E INDIRECTAMENTE NA PINTURA E NO DESENHO.

INTERPRETAÇÃO ESTÉTICA -NARRATIVA-SIMBÓLICA DA OBRA ESCOLHIDA

. TRATAMENTO GRÁFICO DA IMAGEM- CRIAR UMA COMPOSIÇÃO VISUAL COM TEXTO IMAGEM (WARD OU PHOTOSHOP)









 TANTA E TANTA (K)OISA QUE ESTE TEACHER DOG INVENTOU E EU A PENSAR QUE SÓ IRÍAMOS FAZER MACACADA PARA MACACOS VEREM E AGLUTINAREM. 
NA VERDADE, SEMPRE QUE NA VIAGEM DE REGRESSO,OS OLHOS FICAM MOLHADOS , A COISA FOI IMPORTANTE.
JUNTO TODOS OS FRAGMENTOS DE ONTEM E DE HOJE, ENTRE RASGOS DE OLHARES DE SOSLAIO OU DESABAFOS MUDOS, ESTES ANDAM A BRINCAR AO CARNAVAL. ACTIVIDADE QUE PODERIA TER SIDO REALIZADA EM QUALQUER MOMENTO DO ANO LECTIVO.

 

ALGUÉM (JÁ)  VIU RIR UM CHINÊS ?...
EU VI HOJE PELA PRIMEIRA VEZ, E FOI RIR DE VERDADE,,,RIU E COM VONTADE, FICOU COM O ROSTO FECHADO DE TANTO RIR. CORAJOSAMENTE TIRANDO UMA FOTO AO CÃO DE FATIOTE. NÃO COSTUMAM PÔR NO AR, AS EMOÇÕES PARA GENTE VER.
-NÃO HÁ AÍ OSSOS PARA CÃES ? PRECISO DE UM OSSO ESTOU FAMINTO.

MUDANÇA DE CHIP, NAQUELA AVENIDA ENCONTRÁMOS DE TUDO, RECORDO OS BONS. O SORRISO DO CHINÊS, O OSSO. O CUMPRIMENTO DA PROFESSORA REFORMADA-A EMOÇÃO-NÃO É O PROFESSOR  (Í) FOI PROFESSOR DOS MEUS DOIS FILHOS, AINDA HOJE FALAM EM SI, CONTINUE A ACREDITAR,,, CONTINUE, CONTI... EEE. TEM TANTA FORÇA (!!).

OS POLÍCIAS SORRIRAM , TODOS OS POLICIAS COM QUE" ESBARRÁMOS", SORRIRAM O QUE SE  TORNA NUMA CONTRADIÇÃO- NOS MEUS TEMPOS OS POLÍCIAS ERAM TODOS SÉRIOS.


O COLEGA ATAREFADO NÃO TEVE UM RELES MINUTO PARA OUVIR O CÃO  LADRAR - UM PEDIDO E DUAS INFORMAÇÕES. GENTE MODERNA, SEM TEMPO.CANSADOS DA BOA VIDA...


OS CIGANOS QUISERAM DESPACHAR-NOS  AS MULHERES EM TROCA POR TROCA, DAS ALUNAS DE PIJAMA- A METRALHADORA DE CARTÃO TEVE QUE IR À ESQUADRA OU LÁ POR PERTO E SER METIDA NUM SACO DOS GRANDES DA LOJA DO CHINÊS, PARA PODER VOLTAR ÀS ORIGENS-ESTE DUARTE É UM TALENTO NA CONSTRUÇÃO. UM ENGENHEIRO PERFECCIONISTA.

COMO UMA BOLHA SENSÍVEL...
O QUE É A ESCOLA ...
-FOI UM LUGAR DE SONHO.

ALGUÉM SABE O PREÇO DESTA LIBERDADE.  ('!)
-SÓ ME RECORDO DE UM , AS LÁGRIMAS NO REGRESSO, HOJE-TERMINOU, COISA IMPORTANTE MARCANTE. O TRABALHO SERÁ REFLECTIDO PELAS MUITAS E MUITAS FOTOS,  ESCOLHAS DOS ALUNOS E ALUNAS DAS DUAS TURMAS- GESTOS CORPOS E MUITA LIBERDADE USUFRUÍDA E OFERECIDA EMBRULHADA DE RESPONSABILIDADE.

O CONFRONTO DOS CORPOS E DOS GESTOS , COM AS TELAS ADORMECIDAS...

TUDO ISTO SE PASSOU NUMA ESCOLA, NUM ESPAÇO MUSEULÓGICO, ALGURES NUM RECANTO DE UM PAÍS POBRE CONFUNDIDO PELOS AMERICANOS COMO UMA PROVÍNCIA DA GRANDE ESPANHA. ESTE PEDAÇO DE TERRA BANHADA PELO MAR SITUA-SE NUMA BOLINHA MINÚSCULA NO MEIO DO VASTO E ESCURO ESPAÇO INFINITO. BOLINHA ESTA DO TAMANHO DE UM GRÃOZINHO DE AREIA, É TÃO PEQUENINA QUE NENHUMA DAS CIVILIZAÇÕES EVOLUÍDAS, EXISTENTES EM OUTRAS GALÁXIAS, SE PREOCUPOU ATÉ HOJE EM CONTACTAR-NOS. SOMOS NA REALIDADE COMO FORMIGAS MINÚSCULAS PERMANENTEMENTE EM GUERRAS DESTRUTIVAS À PROCURA DO QUE NÃO EXISTE, TEMOS HÁBITOS DEMOLIDORES QUE DEITAM ABAIXO TUDO O QUE A GRANDE-MÃE NOS OFERECEU DE BORLA. 
NUM TEMPO EM QUE A JUSTIÇA, COMO TODA A ORGANIZAÇÃO SOCIAL, SE TORNARAM INDIGNAS DE CONFIANÇA.
EM QUEM DEVEMOS ACREDITAR ? SÓ EM MOMENTOS COMO OS QUE PASSÁMOS, NASCIDOS DA EMOÇÃO E DO ENTUSIASMO.
ESTA ESCOLA, TÃO INUTILMENTE SONHADA, VENHA COM ESTES GESTOS. DEIXAR SEMENTE NOS CORPOS  E ESPÍRITOS DOS QUE PARTICIPARAM E CONSTRUÍRAM ESTES DOIS MOMENTOS. QUE FAÇAM A SUA VIDA COM FEITOS DE PAIXÃO. APAIXONEM-SE. TENHAM A CAPACIDADE DE CRIAREM BOA ARTE. ERREM MUITAS VEZES PARA DEPOIS SE REINVENTAREM. CAIAM AS VEZES QUE FOREM NECESSÁRIAS, MAS LEVANTEM-SE. E LUTEM CONSTRUINDO UMA VEZ MAIS UMA NOVA ESCOLA, E QUE TENHAM A SORTE DE ELA SER DE SONHO , COMO EU A VIVI COMO ALUNO E OS PRIMEIROS VINTE ANOS DE PROFESSOR.



DEMONIACAMENTE BELO! 


OS DEMÓNIOS VOLTARAM A JUNTAR-SE!...


(BLACKTULIP)
 



AGORA VAMOS REBENTAR A BOLHA E ENCAREMOS OS FEITOS DOS ALUNOS /AS, DAS DUAS GRANDES TURMAS.



A IDEIA

ALGUÉM SABE COMO NASCE UMA IDEIA (???).

HONRAS À KAPINHA E À ANA

UMA IDEIA APARECE QUANDO AS PESSOAS TÊM CORAGEM EM LIBERDADE. SURGE PORQUE SE SENTEM ACEITES E QUEREM ACRESCENTAR UMA PEDRA AO GRANDE MURO DO CONHECIMENTO.

A  VIAGEM



 

















DOIS GRUPOS

DUAS TURMAS DISTINTAS, UMA DELAS, O 12ºAVIS CONVIVEM COMIGO HÁ QUASE TRÊS TEMPORADAS, E CONSIDERO UM DOS GRUPOS,  COM MAIS CONHECIMENTOS PARA O FUTURO, DOS MEUS 28 ANOS DE SECUNDÁRIO. DESTACA-SE UM PORMENOR QUE FORTALECE ESTA MINHA CERTEZA. NÃO HÁ VEDETAS, NEM "ARTISTAS" ASSUMIDOS, SÃO O QUE CHAMO OPERÁRIOS DA MENTE , CADA UM  NO SEU PATAMAR, HÁ ALUNOS CRIATIVOS, OUTROS TECNICAMENTE COMPLETOS E OUTROS AINDA COM MAIS DIFICULDADES, MAS CONTINUAM NA LUTA SEM DESISTÊNCIA À VISTA.










 








  







CONSEGUIMOS, NESTES 3 ANOS,, CONCRETIZAR UMA VIAGEM  ABRANGENTE ,,, A TODOS OS CANTINHOS DO ENSINO-APRENDIZAGEM... ARTES. 
COMEÇÁMOS DE ALMOFADA NA MÃO E TERMINAMOS DE ALMOFADA NA MÃO- NESTE CIRCULO QUASE FECHADO, FIZEMOS HISTÓRIA E ARQUIVÁMOS BOAS MEMÓRIAS,
...

 A IDEIA...


-PORQUE NÃO VIMOS UM DIA DESTES DE PIJAMA PARA A AULA (?) (ANA. Set017)

-CALA-TE, AGUENTA-TE SEM ESPALHARES AOS VENTOS... IDEIA MARAVILHOSA.


PERFORMANCE WAPPP! RETORNO À INOCÊNCIA.

ACRESCENTEI EM SENTIDO DIRECTO- DOG´S LIFE, ...


“GOOD MORNING MR. MANSON!” 

 TU ÉS UMA INSPIRAÇÃO!!!


O DÉCIMO PRIMEIRO, TURMA QUE CHEGOU ESTE ANO À 23A. JÁ NOS CONHECÍAMOS DO ARMAZÉM 55 E DA CONTEMPORANEIDADE NA ARTE DO ANO ANTERIOR- ESTAMOS NESTE MOMENTO NUM PATAMAR DE RAZOÁVEL QUALIDADE-DILUÍRAM-SE AS DESCONFIANÇAS E OS MEDOS QUE UM PRIMEIRO CONTACTO COM PROFESSOR E MÉTODO NOVO CARREGA EM SI. TURMA COM POUCOS ALUNOS E GENTE QUE QUER TRABALHAR A SÉRIO. FORAM OUSADOS /AS NA PROVOCAÇÃO QUE LHES FIZ, ASSIM COMO O TINHAM SIDO NO ANO ANTERIOR. AINDA NOS FALTA UM LONGO CAMINHO A PERCORRER ATÉ AO FINAL DO DÉCIMO 12ºANO. MAS O GRUPO ESTÁ PRONTO A ENFRENTAR TODAS AS EXIGÊNCIAS, ASSIM O DEMONSTRARAM COM O EMPENHO REVELADO NO DIA DE TERÇA-FEIRA  COM MMANSON DEBAIXO DE OLHO.




INTERACÇÕES
MM - TU ÉS UMA INSPIRAÇÃO!










 ...



VIAGENS


















WAPPP!

O TALENTO DE TODOS E DE TIAGUSART



















... O AGRADECIMENTO DE TODOS, ÀS GENTES DO CENTRO DE CULTURA CONTEMPORÂNEA DE CASTELO BRANCO, USUFRUÍMOS DO ESPAÇO E DAS OBRAS em total liberdade.




Extensível (AGRADECIMENTO)

AO TIAGUSART - no que respeita à IMAGEM  ESTÁ NO ponto + ALTO do  MONTE OLIMPO.

- RAQUEL E À DALILA DO 9ºA QUE ESCOLHERAM OMBREAR COM GENTE GRANDE.



- BLACK TULIP SUN, E MIGUEL APOLO ANTIGOS ALUNOS DE ARTES, QUE DIZEM -PRESENTE! SEMPRE QUE SÃO SOLICITADOS.




- PROFESSORA CONCEIÇÃO NEVES QUE ME CEDEU UMA AULA PARA QUE A TURMA TIVESSE O TEMPO NECESSÁRIO PARA ESTA GRANDE AVENTURA

ÀS GENTES DA RUA QUE SORRIRAM COM ALEGRIA COM A NOSSA PASSAGEM.

E AO CHINÊS QUE FOI EMOÇÃO.







É MUITO ESTIMULANTE O PROCESSO CRIATIVO, O ACTO DE CRIAR  É EXTRAORDINÁRIO, A REINVENÇÃO, A NOVA ABORDAGEM...


 
OS.

EM GRANDE!  AVENTURA PARA (TAMBÉM) PROVOCAR AS PALERMICES CARNAVALESCAS PRÓPRIAS DESTA ÉPOCA. INTERVINDO NUM ESPAÇO DE CULTURA E PERANTE A OBRA DE ARTE, EM TOTAL LIBERDADE, CRIARAM UMA ATMOSFERA CRIATIVA. ISSO SIM, É UM HINO À CRIATIVIDADE. MEU CARO AMIGO ÁLVARO, EU TENHO QUE FELICITÁ-LO PELA SUA IRREVERÊNCIA CRIATIVA, PELA FORMA INTELIGENTE E ARTÍSTICA COM QUE PÕE OS JOVENS A TRABALHAR, A INTERVIR, EXPLICANDO-LHES POR ACÇÃO E NÃO EM TEORIA, O QUE É A CRIATIVIDADE, O QUE É A INTERVENÇÃO ARTÍSTICA - A PERFORMANCE!

PINTOR LUÍS FERNANDES 8/ FEVEREIRO DE 2018



 

Sem comentários:

Enviar um comentário